seu jardim

 

Janeiro

Trabalhos no jardim: Mantenha a terra de canteiros e vasos fofa e livre de ervas daninhas. Mantenha as sementeiras abrigadas das chuvas. Continue semeando as floríferas listadas em agosto. Reproduza por folha a Begônia (Begônia rex) e por estaca o brinco-de-princesa(Fuchsia hybrida). Não descuide da adubação dentro e fora de casa.

Gramados: Apare a grama regularmente, sempre observando a altura recomendada para sua espécie.

Roseiras: Proteja as plantas e enxertos do excesso de sol. Pulverize as plantas ao menor sinal de ataque de pragas e doenças, comuns em época de umidade e calor intensos.

Orquídeas: Desde setembro é possível fazer o replantio de vasos. Até o enraizamento da planta, regue o mínimo possível. Em flor, entre outras, a Cattleya forbesii.

Bulbos: Não é época de plantar, a maioria está em flor desde o fim da primavera e continuará até o inicio do inverno.

Horta e pomar: A semeadura da berinjela(Solanum meogema), que começou na primavera, vai até o fim do verão. Semeie hortaliças de ano todo, sempre ao abrgo das chuvas. Plante nêspera(Eriobotrya japonica) durante o período de chuvas. Colhe-se goiaba(Psidium gualava), figo(Fícus carica), manga(Mangifera indica) e pêssego(Prunus pérsica).

Verão é tempo de: rosa(Rosa x grandiflora), gladíolo(Gladíolos hortulanus), dália(Dahlia pinnata), hortênsia(Hydrangea macrophylla), alamanda(Allamanda cathartica), boca-de-leao(Antirrhinum majus), brinco-de-princesa(Fuchsia hybrida), cássia-imperial(Cássia fistula), espirradeira(Nerium oleander), lírio-do-brejo(Hedychium chrysoleucum), manacá-da-serra(Tibouchina mutablis), primavera(Bougainvillea spectabilis), reseda(Lagerstroemia indica), entre outras.



Fevereiro

Trabalhos no jardim: A partir da segunda quinzena do mês já é possível semear, ao abrigo da chuva, as floríferas listadas em março. Prepare estacas de buxo. Continue com adubações regulares. Contra as pragas, como pulgões e outros insetos de corpo mole, aplique calda de fumo.

Gramados: Não deixe que ervas daninhas invadam seu gramado. Remova-as antes que floresçam para que não formem sementes.

Roserias: Mantenha o canteiro limpo e afofado. Elimine os brotos ladrões.

Orquídeas: Calor e umidade podem causar doenças por fungos e bactérias. Pulverize com fungicida a base de cobre, de preferência no final da tarde. E flor, entre outras, Laelia crispa.

Horta e Pomar: Semeie erva-doce-de-cabeça(Foeniculum vulgare) de fevereiro a março, alem das semeadas o ano todo. Colhe-se caqui até abril.

Verão é tempo de: folhagens como marantas(Calathea backemiana), coleus(Coleus blumei), iresine(Iresine herbstii) e caladio(Caladium hortolanum), alem de floríferas como begônia-cerosa(Begônia cucullata) e tuberosa(Begônia tuberhybrida), biri(Canna x generalis), coreópsis(Coreopsis lanceolata), cássias,  gazânia(Gazania rigens), lagrima-de-cristo(Clerodendron thomsonae) e quaresmeira(Tibouchina stenocarpa), além das já citadas para a estação.



Março

Trabalhos no jardim: Faça a repicagem, isto é, o transplante intermediário para um caixote, das mudas semeadas em janeiro e fevereiro, quando tiverem de 2 a 3 folhas permanentes. Semeie em local definitivo ervilha-de-cheiro(Lathyrous odoratus).

Gramados: Rastele seu gramado profundamente para remover os restos de grama seca acumulados entre suas folhas.

Roseiras: Mantenha os canteiros afofados e elimine as ervas invasoras.

Orquídeas: Use de preferência fertilizantes líquidos. Adube a cada 15 ias com NPK 20-20-20. Em flor, entre outras, a Laelia pumila.

Bulbos: Plante agapanto(Agapanthus africanus) a partir de mudas feitas por divisão de touceira, plante bulbos de amarílis(Hippeastrum hybridum), gladíolo(Gladiolus hortolanus) e íris(Íris grmanica).

Horta e Pomar: Semeie cebola(Allium cepa) de março a outubro e ervilha(Psium sativum), de março a novembro, alem das semeadas o ano todo. Colhe-se maracujá(Passiflora allata) até junho.

Verão-Outono é tempo de: folhagens como caetés(Heliconia rostrata), e floríferas como a bela-emilia(Plumbago auriculata), camaradinha(Verbena hybrida), madressilva(Lonicera japonica), paineira(Bombax malabaricum), quaresmeira(Tibouchina stenocarpa) e tumbérgia(Thunbergia grandiflora), entre outras, além das citadas em janeiro e fevereiro.



Abril

Trabalhos no jardim: Semeie as floríferas listadas em março. Reduza a rega e a adubação das plantas que entram em repouso, mas não daquelas que florescem nos meses de outono e inverno, como eritrina(Erythrina speciosa), azaléia(Rhododendron simsii) e bico-de-papagaio(Euphorbia pulcherrima). Pulverize tomateiros atacados por ferrugem com calda bordalesa.

Gramados: Em um dia nublado, aplique a lanço 40 g de NPK 10-10-10 por m2. Reguem bem para não deixar grânulos sobre as folhas, que podem queima-las.

Roserias: Elimine galhos secos; até agosto prepare estacas para a formação de novas mudas.

Orquídeas: Até o fim do inverno, aplique mensalmente, de manhã cedo, fertilizante rico em fósforo (P), como o NPK 10-30-20, para estimular a floração. Em flor, entre outras, a Brassavola flagellaris.

Bulbos: Uma vez terminada a floração da clívia(Clívia miniata), divida as touceiras para obter novas mudas. Reproduza lírio-de-um-dia(Hemerocallis x hybrida) também por divisão de touceiras.

Horta e Pomar: Como fim da estação de chuvas, já é possível semear ao ar livre. Semeie alho-poró(Alium porrum) de abril a junho, além das semeadas o ano todo. Colhe-se tangerina ponkan(Citrus reticulada) até julho.

Outono é tempo de: amor-agarradinho(Antigonon leptopus), áster-perene(Áster amellus),  camaradinha(Verbena hybrida), gerânio(Pelargonium hortorum), ipoméia-rubra(Ipomea horfalliae), jacobínia(Justicia carnea) e paineira(Bombax malabaricum), ente outras.



Maio

Trabalhos no jardim: Semeie calêndula(Callistephus chinesis), goivo(Mathiolla incana), cravina(Dianthus chinensis), ervilha-de-cheiro(Lathyrous odoratua) e outras que florescem na primavera; plante arbustos que florescem na primavera-verão. Até o fim de agosto, é possível transplantar as perenes que floresceram no verão e que entram agora em período de dormência.

Gramados: Evite a implantação de gramados durante os meses frios. Nos gramados já formados, espalhe 200 g de calcário dolomítico por m2, 30 dias antes de fazer a cobertura de inverno.

Roseiras: Mantenha os canteiros adubados e afofados.

Orquídeas: As plantas entram agora em dormência. Regue pouco e não replante. Aumente a exposição ao sol para cerca de 70%. Em flor, entre outras, Cattleya quadricolor.

Bulbos: Plantam-se agora os bulbos de frésia(Freesia x hybrida), que florescerão do inverno até a primavera.

Horta e pomar: Semeie aipo(Apium graveolens) até julho, além das semeadas o ano todo. Plante frutíferas que perdem as folhas no inverno: caquizeiro(Diospyrus kaki), pereira(Pyrus comunis), pessegueiro(Prunus pérsica), figueira(Fícus carica), etc. Colhe-se morango(Fragaria spp) até julho e nêspera(Eriobotrya japonica) até outubro.

Outono é tempo de: angélica(Polianthes tuberosa), prímula(Prímula obconica), azaléia(Rhoodendron simsii), bico-de-papagaio(Euphorbia pulcherrima), gérbera(Gérbera jamesoni), flor-de-maio(Schlumbergera truncata), paineira(Bombax malabaricum) e da perfumada Dracena (Dracena fragans), entre outras.



Junho

Trabalhos no jardim: Continue semeando as anuais que estarão em flor nos meses de primavera, como álisso(Lobularia marítima), calêndula(Callistephus chinensis), amor-perfeito(Viola x wittrockiana) e petúnia(Petúnia x hybrida). Pode agora cercas vivas de ligustro(Liustrum sinense) e hibisco(Hibiscus rosa-senensis), para encorajar o florescimento na primavera e no verão. Elimine galhos secos, doentes e mal-formados das plantas em dormência. Regue só quando a terá de vasos e canteiros começar a secar.

Gramados: Se quiser fazer a cobertura da grama, utilize uma mistura de 40% de terra de jardim (de boa procedência para não conter sementes de ervas daninhas), 30% de areia e 30% de adubo orgânico. Regue bem em seguida.

Roseiras: A partir do final do mês, começa a estação de poda das roseiras.

Orquídeas: Conserve as plantas ao abrigo do frio intenso e mantenha a exposição solar em torno de 70%. Não replante. Em flor, entre outras a Maxillaria chrysantha.

Bulbos: Plante ranúnculo(Ranunculus ficaria) e anêmona(Anemone japonica) só até o fim do mês.

Horta e pomar: Semeie acelga(Beta vulgaris) até novembro, além das semeadas o ano todo. Semeie em caixote ao abrigo do frio as que aceitam transplante; as demais, em canteiro definitivo com cobertura de plástico translúcido. Plante mudas de jabuticabeira(Myrciaria cauliflora) com raízes nuas até agosto; com raízes em torrão, o ano todo

Outono-Inverno é tempo de: azaléia(Rhododendron simsii), bico-de-papagaio(Euphorbia pulcherrima), boca-de-leão(Anthirrhinum majus), camélia(Camellia japonica), eritrina(Erythrina speciosa), flor-de-são-joão(Pyrostegia venusta), ipê-roxo(Tabebuia impetiginosa), jasmim-do-cabo(Gardênia jasminoides) e pata-de-vaca(Bauhinia variegata), entre outras.



Julho

Trabalhos no jardim: Semeie a partir do fim do mês, sempre ao abrigo do frio e da geada, as anuais que florescem da primavera ao outono, listadas em agosto. Reproduza coníferas, usando pontas de ramificações do ano anterior. Pode, de preferência na lua minguante, hortênsia(ydrangea macrophylla), brinco-de-princesa(Fuchsia hybrida) e cercas vivas. Se gear, regue as plantas afetadas antes de o sol atingi-las.

Gramados: Regue moderadamente nestes meses frios, e somente quando notar que a grama começa a secar.

Roseiras: Transplante roseiras obtidas em sementeiras e que estejam com tamanho adequado. Boa época para o plantio de mudas. Espere passar o perigo de geadas e inicie a poda.

Orquídeas: Continua o período de dormência. Só regue quando as plantas secarem. Reduza as aplicações de NPK 10-30-20. Em flor, entre outras, a Maxillaria ubatubana.

Bulbos: Faça novas mudas de gloriosa(Gloriosa rotachildiana) a partir da separação das raízes tuberosas. Separe os rizomas da curcuma(Curcuma alismatifolia) para plantar no inicio da primavera.

Horta e pomar: Semeie feijão-vagem(Phaseolus vulgaris) até dezembro, além das semeadas o ano todo. Plante maracujá(Passiflora allatta) até agosto. Colhe-se laranja lima(Citrus sinensis) e tangerina murcote(Citrus reticulada) até agosto.

Inverno é tempo de: acácia-mimosa(Acácia podalyriaefolia), amor-perfeito(Viola x wittrockiana), azaléia(Rhododendron simsii), eritrina(Erythrina speciosa), bico-de-papagaio(Euphorbia pulcherrima), coroa-de-cristo(Euphorbia milii), ervilha-de-cheiro(Lathyrous odoratus), flor-de-são-joão(Pyrostegia venusta), ipê roxo(Tabebuia impetiginosa), prímula(Prímula obconica), entre outras.



Agosto

Trabalhos no jardim: Semeie as floríferas anuais citadas abaixo. Reproduza por estaca brinco-de-princesa(Fuchsia hybrida), camarão(Justicia brandegeana), coléus(Coleus blumei) e gerânio(Pelargonium hortorum). Adube plantas perenes e arbustos com esterco curtido.

Gramados: Antes da implantação de um gramado verifique o grau de acidez do solo, conforme mostrado em janeiro; o pH deve ficar entre 6 e 7.

Roseiras: Se ainda não fez a poda das roseiras, faça agora. Se o frio persistir, proteja as plantas novas.

Orquídeas: Aumente o sombreamento a medida que a temperatura subir. Esteja atento as pragas e doenças. Em flor, entre outras, o Oncidium splendidum.

Bulbos: Plante bulbos de gladíolo(Gladíolo hortolanus), íris(Íris germânica), amarílis(Hippeastrum hybridum), lírio-de-um-dia(Hemmerocalis x hybrida),  dália(Dahlia pinnata), etc..

Horta e pomar: Semeie berinjela(Solanum melogema), pimentão(Capsicum annuum) e tomate(Lycopersicon esculentum) até novembro, além das semeadas o ano todo. No inicio das chuvas, plante frutíferas de folhas permanentes como a goiabeira(Psidium guajava), cítricos, etc. Colhe-se jabuticaba(Myrciaria cauliflora) até novembro.

Inverno é tempo de: anêmona(Anemone japonica), flor-de-são-miguel(Pétrea subserrata), frésia(Freesia x hybrida), goivo(Mathiolla incana) e ipê-amarelo(Tabebuia chrysotricha), entre outras.



Setembro

Trabalhos no jardim: Continua a semeadura das floríferas anuais citadas em agosto. Adube regularmente plantas de jardim e de interior. Boa época para o reenvasamento de plantas. Faça a poda das azaléias(Rhododendron simsii) e do bico-de-papagaio(Euphorbia pulcherrima), uma vez terminada a floração.

Gramados: Faça a segunda aplicação anual de 40 g de NPK 10-10-10 por m2, de preferência em um dia nublado ou chuvoso. Regue bem apos a aplicação para que os grânulos não queimem as folhas.

Roseiras: Mantenha a terra sempre úmida e os canteiros limpos de ervas daninhas. Época ideal para fazer enxertos e produzir estacas..

Orquídeas: Recomeçam os replantios. Diminua a exposição ao sol para 50%. Volte a adubar quinzenalmente com NPK 20-20-20. Em flor, entre outras, a Cattleya nobilior.

Bulbos: Plante alho ornamental(Tulbaghia violácea), e caládio(Caladium hortolanum).

Horta e pomar: Semeie ao abrigo de chuva pepino(Cucumis sativus) e abóbora(Cucúrbita spp) até dezembro, além das semeadas o ano todo. Plante mudas de cítricos, bananeira(Musa sp), goiabeira(Psidium guajava) e jabuticabeira(Myrciaria cauliflora).

Inverno-Primavera é tempo de: amor-perfeito(Viola x wittrockiana), buquê-de-noiva(Spiraea cantoniensis), dama-da-noite(Cestrum nocturnum), ervilha-de-cheiro(Lathyorus odoratus), frésia(Freesia x hybrida), glicínia(Wisteria floribunda), guapuruvu(Schizolobium parahyba), ipê-amarelo(Tabebuia chrysotricha), magnólia-roxa(Magnólia liliflora), roseiras, sibipiruna(Caesalpinea peltophoroides), entre outras.



Outubro

Trabalhos no jardim: Prossegue a semeadura indicada em agosto. Se você fez sementeiras de anuais, transplante para local definitivo as mudas que já tiverem de 5 a 6 folhas permanentes.

Gramados: Placas e tapetes formam o gramado rapidamente; mas, se você não tiver pressa, use “plugs”, que são tufos de grama enraizados. Pegam bem e custam menos.

Roseiras: Aplique adubos foliares. Não descuide: trate as pragas e doenças com produtos adequados, assim que elas aparecerem. 

Orquídeas: Continua o replantio das que já floresceram. Aplique inseticida e fungicida tão logo surjam pragas e doenças. Em flor, entre outras, a Oncidium pumilum.

Bulbos: Plante agapanto(Agapanthus africanus), íris(Íris germânica), amarílis(Hippeastrum hybridum), caládio(Caladium hortolanum) e gladíolo(Gladiolo hortolanus).

Horta e pomar: Semeie quiabo(Hibiscus esculentus) até dezembro, além das semeadas o ano todo. Com o inicio das chuvas, plante acerola(Malpighia emarginata) e bananeira(Musa sp).

Primavera é tempo de: álisso(Lobularia maritima), camarão(Justicia brandegeana), clívia(Clivia miniata), copo-de-leite(Zantedeschia aethiopica), ervilha-de-cheiro(Lathyrous odoratus), flamboiã-mirim(Caesalpinea pulcherrima), íris(Iris germanica), flor-de-sao-miguel(Petrea subserrata), goivo(Mathiolla incana), jacarandá(Jacaranda sp), gardênia(Gardenia jasminoids), papoula(Papaver orientale) e resedá(Lagerstroemia indica), entre outras.



Novembro

Trabalhos no jardim: Para garantir uma floração mais prolongada, repita a semeadura das anuais de floração relativamente curta, como coreópsis(Coreopsis lanceolata), álisso(Lobularia maritima), tagetes(Tagetes erecta) e papoula(Papaver orientale). Regue sempre que a terra começar a secar.

Gramados: Prepare-se para o verão. Confira se as facas do cortador de grama estão afiadas. Facas sem corte mastigam as folhas, deixando-as com o bordo amarelado e propensas a doenças e fungos.

Roseiras: Elimine ramos baixos para arejar a planta. Elimine também brotos-ladrões, assim como os fracos e defeituosos. 

Orquídeas: Ao replantar, encoste o bulbo mais antigo da planta na parede do vaso, direcionando o broto novo para o centro. Em flor, entre ouras, Coelogyne pandurata e Miltônia spectabilis.

Bulbos: Plante rizomas de curcuma(Curcuma alismatifolia), separados no inverno.

Horta e pomar: Semeie as indicadas em setembro e outubro, ao abrigo das chuvas. Colhe-se pêssego(Prunus persica) até o fim de março.

Primavera é tempo de: entre outras, agapanto(Agapanthus africanus), dália(Dahlia pinnata), dama-da-noite(Cestrum nocturnum), hortênsia(Hydrangea macrophylla), gladíolo(Gladiolo hortolanus), lírio-de-um-dia(Hemerocallis x hybrida), manacá-de-cheiro(Brunfelsia uniflora), petúnia(Petunia x hybrida) e senécio(Senecio mikanoides).



Dezembro

Trabalhos no jardim: Até o fim do verão, semeie sempre ao abrigo da chuva. Continue o transplante das mudas de floreiras anuais para canteiro definitivo, quando tiverem 5 ou 6 folhas permanentes.

Gramados: Faca a terceira aplicação anual de 40 g de NPK 10-10-10 por m2. Escolha um dia nublado ou chuvoso. Regue bem em seguida.

Roseiras: Sempre que houver excesso de botões secundários, elimine-os para melhorar a qualidade dos demais. 

Orquídeas: Luz e água em excesso prejudicam a planta. Mantenha 50% de sombra e só regue quando o substrato secar por completo. Não deixe planta exposta diretamente a chuvas fortes do verão. Em flor, entre outras, a Cattleya harrisoniana.

Bulbos: Com o calor e a umidade, as plantas ficam mais sujeitas a doenças por fungos. Como medida preventiva, aplique regularmente calda bordalesa. Adube com NPK 10-10-10.

Horta e pomar: Semeie couve-flor(Brassica oleracea) até abril, repita a semeadura dos últimos 3 meses. No pomar, remova frutos caídos para evitar a mosca da fruta. Colhe-se figo(Ficus carica) de dezembro a abril.

Primavera-Verao é tempo de: alamanda(Allamanda catharica), camarão(Justicia brandegeana), coreópsis(Coreopsis lanceolata), dália(Dahlia pinnata), dama-da-noite(Cestrum nocturnum), hortênsia(Hydrangea macrophylla), lágrima-de-cristo(Clerodendron thomsonae) e roseira trepadeira, além das já citadas para a estação.


Semeie o ano todo:

No jardim: álisso(Lobularia marítima), boca-de-leao(Antirrhinum majus), capuchinha(Tropaeolum majus),  petúnia(Petúnia x hyrida), salvia(Salvia splendens), zínia(Zinnia elegans) e outras

Na horta: abobrinha(Cucúrbita pepo), alface(Lactuca sativa), beterraba(Beta vulgaris), cebolinha(Allium schoenoprasum), cenoura(Daucus carota), couve(Brassica oleracea), escarola(Chicorium endivia), espinafre(Tetragonia expansa), mostarda(Brassica juncea), rabanete(Raphanus sativus), repolho(Brassica oleraea), salsa(Petroselinum sativum), tomate(Lycopersicon esculentum) e outras.

Semeie a partir de agosto as que florescem da primavera ao outono:

Amor-perfeito(Viola x wittrockiana), begônia-cerosa(Begônia cucullata), calêndula(Callistaphus chinensis), coreópsis(Coreopsis lanceolata), dália(Dahlia pinnata),  goivo(Mathiolla incana), onze-horas(Portulaca grandiflora), zínia(Zinnia elegans) e outras.